A inspiração por trás da escrita

Quando ouvi pela primeira vez a história do meu bisavô, Giovanni Ortensi, no início dos anos 1980, narrada por um de seus filhos, meu pai e meus tios, não poderia imaginar as aventuras que surgiriam a partir daquele momento. Meu tio Odair, um de seus netos, viajou para a Itália e resgatou a verdadeira história de Giovanni, recuperando seus documentos e registros militares. Com base nessas informações e nos relatos de seu filho e netos, escrevi uma biografia que encheu toda a família de orgulho, revelando detalhes sobre sua infância em um orfanato, onde foi deixado recém-nascido na “roda dos expostos”, sua atuação no Exército Italiano e sua luta para proporcionar melhores condições de vida à família, culminando em sua emigração para o Brasil.

Anos depois, durante a Pandemia de Covid-19, trabalhando em home office em meio período, surgiu a grande e, para mim, audaciosa ideia: escrever um romance inspirado na vida de Giovanni, entrelaçando os eventos reais de sua trajetória com elementos de ficção, onde eu crio a história de seus pais e revelo as circunstâncias que os levaram a tomar a difícil decisão de abandoná-lo no orfanato. Meu coração acelerou apenas ao imaginar isso, e essa foi a força inspiradora e a motivação que me impulsionaram a escrever “A roda e a medalha”.

A Jornada do Livro

Cronologia da escrita de “A roda e a medalha”

Uma saga de 37 anos Cronologia dos eventos que deram origem ao livro “A roda e a medalha”

Jan, 1989

A Descoberta dos Documentos

Odair Leonel Ortensi encontra o registro militar de Giovanni Ortensi, em Padova.

Registro Militar de Giovanni Ortensi

Ago, 2002

Reconhecimento da Cidadania italiana

Odair obtém o reconhecimento da cidadania italiana, em Roma.

Cidadania italiana

Nov, 2002

Publicação do site www.ortensi.com

Mauricio Luiz Ortensi publica o site com a biografia de Giovanni Ortensi.

Site www.ortensi.com.br

Set, 2022

Início da Escrita do Livro

Mauricio inicia a escrita de “A roda e a medalha” unindo a história à ficção.

Escritório d edição

Abr, 2026

Publicação e lançamento do livro

Pré-lançamento do livro na data do sesquicentenário de Giovanni Ortensi.

Capa - A Roda e a Medalha

Mãe e filho. Duas histórias em uma. 

“A roda e a medalha” conta a história do amor entre Francesca, uma mulher da nobreza italiana, e Giuseppe, um empresário plebeu rico e visionário. Os eventos do livro se desdobram nas cidades de Florença e Veneza, no final do século dezenove, e retratam o cenário de crise e agitação política da Itália naquela época. Jovem, bela e inteligente, Francesca luta contra os padrões sociais preconceituosos da nobreza decadente de sua época. Ela rejeita os costumes da sociedade e se une ao jovem empresário Giuseppe. O casal se envolve em uma conspiração política, que leva à perseguição por inimigos poderosos, que lançam acusações falsas contra Giuseppe e causam a trágica separação do filho recém-nascido do casal, Giovanni.

Em uma arrebatadora mistura de história real e ficção, Francesca embarca em uma jornada desesperada para resgatar a honra do homem que ama e pelo reencontro com o filho, que o destino insiste em negar, enquanto Giovanni cresce alheio à sua verdadeira origem e trilha um caminho marcado por desafios e escolhas difíceis em sua vida. O livro apresenta a saga emocionante de duas pessoas, mãe e filho, em uma luta heroica por justiça e amor, que desafia o próprio destino.

Conexão com o leitor

Nessa combinação entre a vida real e a ficção, há algumas mensagens subliminares. Uma delas é que não devemos julgar as motivações das pessoas sem conhecer os fatos. Deixar uma criança em um orfanato pode parecer um ato de desprezo e crueldade. Mas, quem pode saber quais razões levam alguém a tomar essa decisão? Apresento fatos históricos sobre essa temática no enredo, meticulosamente pesquisados, e, ao ler o romance, você encontrará uma interpretação do que pode ter ocorrido. Uma interpretação romântica, dramática e, sim, fictícia. Mas, acima de tudo, plausível.

O romance também explora temas como apoio a causas sociais, conflitos familiares, resistência a preconceitos, honestidade e moralidade. Assim, meu objetivo como autor, além de entreter e divertir o leitor, é provocar uma transformação mais duradoura do que a mera leitura. Quero levá-lo a refletir sobre valores e princípios que tragam algo positivo para sua vida, transformando a pessoa que encerra o livro em alguém diferente daquela que o iniciou.

Continue lendo as novidades no Blog:

Carreira de Escritor

Carreira de Escritor

Dicas de Escrita

Mesa de escritor à moda antiga

Bastidores do Livro

A Roda e a Medalha